Queridas famílias, vocês já se surpreenderam com as diferenças entre a sua geração e a de seu filho? Já notaram que a forma de ver e encarar o mundo aparentam ser completamente diferentes? Esses e outros aspectos podem refletir no bem-estar emocional da criança e adolescente e também em suas relações dentro e fora da escola. Sabemos da importância do contexto escolar para os nossos filhos e isso se evidenciou mais ainda no período da pandemia, não é mesmo? Os componentes curriculares tradicionais são essenciais para a formação acadêmica, mas nós, do Colégio Silvio Gonzalez, estamos preocupados com a formação integral de nossos estudantes. Como? Ampliando o olhar e os cuidados também para as habilidades socioemocionais.
A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que visa definir e apontar um conjunto de habilidades e conhecimentos essenciais que todo estudante, esteja ele em qualquer cidade do Brasil, deve desenvolver ao final de cada ano. Esse documento assegura o desenvolvimento de competências globais, considerando importantes as competências socioemocionais para que os estudantes sejam capazes de conhecer e lidar com as suas próprias emoções, capacidade de se relacionar com o outro de forma respeitosa e empática, habilidade para colaborar, mediar conflitos, solucionar problemas, desenvolver o pensamento criativo e crítico diante de um mundo em constante mudança.
Para agregar essas competências importantíssimas ao nosso dia a dia escolar, contamos com o mais completo e especializado programa de Educação Socioemocional do mercado, desenvolvido por uma equipe de especialistas e idealizado pelo psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, Dr. Augusto Cury.
E quais são os benefícios?
- Estudantes que conseguem desenvolver sua Inteligência Emocional são mais confiantes e possuem melhores relações interpessoais.
- Melhora no desempenho acadêmico. Pesquisas revelam que os alunos que participam de escolas com programas de educação socioemocional apresentam melhores resultados em até 11% nos conteúdos formais.
- Estamos auxiliando os estudantes a desenvolver as competências do século XXI. Há anos atrás, para ter uma carreira de sucesso bastava apresentar constância, vontade, dedicação e força de vontade. Atualmente, o mundo corporativo exige outras competências que vão além de formações e capacitações profissionais.
- Estudantes felizes possuem uma boa convivência dentro e fora da escola. Utilizamos as habilidades socioemocionais na vida, em tudo o que fazemos. Considerando que o indivíduo se desenvolve através dos âmbitos biológico, psicológico e social, as relações entre reconhecer suas próprias emoções e a de outros indivíduos podem gerar uma dinâmica importante no contexto escolar.
O nosso desejo é proporcionar uma escola feliz e reflexiva, que instigue habilidades capazes de contribuir para o desenvolvimento de estudantes mais autônomos que utilizam a sua inteligência para gerenciar suas emoções, pensamentos e sentimentos.
Escrito por: Élida Desgaspari (Psicóloga e Orientadora Educacional do Colégio Silvio Gonzalez)